terça-feira, 30 de outubro de 2012
Lispector
Sabe o que quero de verdade?
Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma.
Clarice Lispector
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Noite
"Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas."
Fotografia retirada de National Geographic Education http://
terça-feira, 23 de outubro de 2012
domingo, 21 de outubro de 2012
sábado, 20 de outubro de 2012
Roller Coaster
Abandona os gestos desnecessários, abandona
o peso e a forma do corpo, abandona o chão.
Tens altura suficiente para entrar. Podes
sentar-te à frente e podes levantar os braços nas
descidas. Subirás devagar, aproveita para ver
a paisagem. Descerás de repente, num instante de
onomatopeias: zut, vrrrum. Grita. Se quiseres,
podes gritar. O vento gritará ao teu lado.
Tens o cinto de segurança posto, já não podes
voltar atrás, já não podes abandonar o ritmo
a que bate o teu coração, o teu coração, o teu
coração. Respira, a vida é feita de estar vivo.
Não vás de olhos fechados, abre os olhos
e respira, repara neste momento da tua vida:
estás numa montanha-russa, mas nem estás
numa montanha, nem estás na Russia.
José Luís Peixoto
[publicado na revista "Volta ao Mundo" em Março de 2012]
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
A cigarra e a formiga
A Cigarra e a Formiga (versões Alemã e Portuguesa)
Versão Alemã
A formiga trabalha durante todo o Verão debaixo de Sol. Constrói a sua casa e enche-a de provisões para o Inverno.
A cigarra acha que a formiga é burra, ri, vai para a praia, bebe umas bejecas, vai ao Rock in Rio e deixa o tempo passar.
Quando chega o Inverno a formiga está quentinha e bem alimentada. A cigarra está cheia
de frio, não tem casa nem comida e morre de fome.
Fim
Versão portuguesa
A formiga trabalha durante todo o Verão debaixo de Sol. Constrói a sua casa e enche-a de provisões para o Inverno.
A cigarra acha que a formiga é burra, ri, vai para a praia, bebe umas bejecas, vai ao Rock in Rio e deixa o tempo passar.
Quando chega o Inverno a formiga está quentinha e bem alimentada.
A cigarra, cheia de frio, organiza uma conferência de imprensa e pergunta porque é que a formiga tem o direito de estar quentinha e bem alimentada enquanto as pobres cigarras, que não tiveram sorte na vida, têm fome e frio.
A televisão organiza emissões em directo que mostram a cigarra a tremer de frio e esfomeada ao mesmo tempo que exibem vídeos da formiga em casa, toda
quentinha, a comer o seu jantar com uma mesa cheia de coisas boas à sua frente.
A opinião pública tuga escandaliza-se porque não é justo que uns passem fome enquanto outros vivem no bem bom. As associações anti pobreza manifestam-se diante da casa da formiga. Os jornalistas organizam entrevistas e mesas redondas com montes de comentadores que comentam a forma injusta como a formiga enriqueceu à custa da cigarra e exigem ao
Governo que aumente os impostos da formiga para contribuir para a solidariedade social.
A CGTP, o PCP, o BE, os Verdes, a Geração à Rasca, os Indignados e a ala esquerda do PS com a Helena Roseta e a Ana Gomes à frente e o apoio implícito do Mário Soares organizam manifestações diante da casa da formiga.
Os funcionários públicos e os transportes decidem fazer uma greve de solidariedade de uma hora por dia (os transportes à hora de ponta) de duração ilimitada.
Fernando Rosas escreve um livro que demonstra as ligações da formiga com os nazis de Auschwitz.
Para responder às sondagens o Governo faz passar uma lei sobre a igualdade económica e outra de anti discriminação (esta com efeitos retroactivos ao princípio do Verão).
Os impostos da formiga são aumentados sete vezes e simultaneamente é multada por não ter dado emprego à cigarra. A casa da formiga é confiscada pelas Finanças porque a formiga não tem dinheiro que chegue para pagar os impostos e a multa.
A formiga abandona Portugal e vai-se instalar na Suíça onde, passado pouco tempo, começa a contribuir para o desenvolvimento da economia local.
A televisão faz uma reportagem sobre a cigarra, agora instalada na casa da formiga e a comer os bens que aquela teve de deixar para trás.
Embora a Primavera ainda venha longe já conseguiu dar cabo das provisões todas organizando umas "parties" com os amigos e umas "raves" com os artistas e escritores progressistas que duram até de madrugada. Sérgio Godinho compõe a canção de protesto "Formiga fascista, inimiga do artista...
A antiga casa da formiga deteriora-se rapidamente porque a cigarra está-se nas tintas para a sua conservação. Em vez disso queixa-se que o Governo não faz nada para manter a casa como deve de ser. É nomeada uma comissão de inquérito para averiguar as causas da decrepitude da casa da formiga. O custo da comissão (interpartidária mais parceiros sociais) vai para o Orçamento de Estado: são 3 milhões de euros por ano.
Enquanto a comissão prepara a primeira reunião para daí a três meses, a cigarra morre de overdose.
Rui Tavares comenta no Público a incapacidade do Governo para corrigir o problema da desigualdade social e para evitar as causas que levaram a cigarra à depressão e ao suicídio.
A casa da formiga, ao abandono, é ocupada por um bando de baratas, imigrantes ilegais, que há já dois anos que foram intimadas a sair do País mas que decidiram cá ficar, dedicando-se ao tráfego da droga e a aterrorizar a vizinhança.
Ana Gomes um pouco a despropósito afirma que as carências da integração social se devem à compra dos submarinos, faz uma relação que só ela entende entre as baratas ilegais e os voos da CIA e aproveita para insultar Paulo Portas.
Entretanto o Governo felicita-se pela diversidade cultural do País e pela sua aptidão para integrar harmoniosamente as diferenças sociais.
A formiga, entretanto, refez a vida na Suíça e está quase milionária...
FIM
domingo, 14 de outubro de 2012
sábado, 13 de outubro de 2012
Alta definição
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Com todo o respeito .
Sem querer entrar em ideologistas políticas, queria partilhar uma coisa na qual hoje dei por mim a pensar. Estudo Medicina Dentária, e todos os dias atendemos pacientes na clínica Universitária. Todos os dias lidamos com diferentes pessoas, e tudo isso nos faz crescer. Estamos sempre a aprender, seja com os mais pequeninos, seja com os mais graudos. "Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos,deixa um pouco de si mesmo-Antoine de Saint-Exupéry".
Desde senhoras que durante 40 anos sofreram violência doméstica e que se desarmam a chorar agarrando-se a nós na sala de Rx , a pessoas que "só nos querem a nós" porque somos umas "fadinhas" e lhes tiramos a dor. Àqueles que nos deixam uma moedinha no bolso sem nos apercebermos (não sei se me é permitido dizer isto, mas também não quero saber!). Aqueles que nos trazem garrafas do vinho. Aquelas que dizem que vão rezar por nós...! Aquele pequenino que solta uma gargalhada por lhe fazermos uma careta! :P
Tanta coisa...não saíria daqui.
Tanta coisa...não saíria daqui.
Hoje , como em muitos outros dias, apercebi-me das dificuldades financeiras que as pessoas passam. Sempre foi um pouco assim, mas ultimamente tem-se notado muito mais. Quando vamos marcar uma consulta para daqui uma semana ou 15 dias, vemos nos olhos das pessoas aquele momento de "pseudo-terror" em que se questionam se nesse dia já estaremos no próximo mês. Pessoas honestas e trabalhadoras, que mesmo tratando-se da sua Saúde (e da dos seus) pensam duas vezes, pois não podem pensar três. Isto não deveria acontecer...e não posso deixar de sentir aquele aperto no coração quando ouvimos e vemos estas coisas. Ficamos a pensar de como os nossos problemas e dramas do 3º mundo são pequeninos comparados com as preocupações e responsabilidades desta gente. Há coisas que têm de mudar, e a mudança deve começar em nós (be the change you want to see in the world); E, sem querendo entrar em ideologias políticas, como referi no ínicio, deixo só aqui um vídeo que acho que está muito bom, e que nos faz pensar sobre a situação actual do nosso País. Com todo o respeito.
Inté! (como uma paciente brazuquinha nos disse hoje)
Inté! (como uma paciente brazuquinha nos disse hoje)
Escolhi também algumas frases que encontrei por aí e que nos fazem pensar.
A começar pelo sentido de humor da fauxinha, sempre lindo! <3
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
"Quero tudo novo de novo. Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais.Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo. Quero fins de semana de praia. Aproveitar os amigos e abraçá-los mais. Quero ver mais filmes e comer mais pipoca, ler mais. Sair mais. Quero um trabalho novo. Quero não me atrasar tanto, nem me preocupar tanto. Quero morar sozinha, quero ter momentos de paz. Quero dançar mais. Comer mais brigadeiro de panela, acordar mais cedo e economizar mais. Sorrir mais, chorar menos e ajudar mais. Pensar mais e pensar menos. Andar mais de bicicleta. Ir mais vezes ao parque. Quero ser feliz, quero sossego, quero outra tatuagem. Quero me olhar mais. Cortar mais os cabelos. Tomar mais sol e mais banho de chuva. Preciso me concentrar mais, delirar mais.
Não quero esperar mais, quero fazer mais, suar mais, cantar mais e mais. Quero conhecer mais pessoas. Quero olhar para frente e só o necessário para trás. Quero olhar nos olhos do que fez sofrer e sorrir e abraçar, sem mágoa. Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa. Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão. Quero aceitar menos, indagar mais, ousar mais. Experimentar mais. Quero menos “mas”. Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais.
E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha".
(.....)
F. Pessoa
Hoje estou assim.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Rita Rice
Hoje vim falar sobre uma pessoa muito especial e um grande exemplo para mim.
Era-então-uma-vez uma miúda que desde pequenina adorava cantar. Lembro-me de passarmos grandes tardes as duas a cantalorar músicas da Disney e tantas outras. Íamos para o terraço do primo (entre osgas - que tranquilamente e literalmente se colavam nas paredes daquela velha casa no Algarve - oliveiras e vinhas) e lá ficávamos nós até ao último lusco-fusco daqueles dias quentes. Era o nosso palco. E as vinhas, as oliveiras e as osgas, os nossos espectadores. Com o anoitecer apareciam também os primeiros grilinhos e aqueles milhares de pontos de luz no céu de Lagoa. (:
Hoje a Rita continua a cantar (eu -felizmente- deixei-me ficar pelo shower time :P ), e a encantar toda a gente à sua volta. Faz parte de um coro muito conhecido em Lisboa chamado Saint-Dominic's Gospel Choir e costuma cantar em dupla com João Coutinho no Casino de Tróia e no Bar Marginale no Estoril.
Vou deixar aqui algumas músicas, espero que gostem! Eu sou um bocado suspeita porque sou a priminha mais nova, mas acho que vão adorar! <3
Fica aqui também uma página dela no facebook para quem quiser gostar (:P), ouvir mais músicas e saber quando e onde ela vai cantar: http://www.facebook.com/ritinharice?ref=ts&fref=ts Espreitem também o link que coloquei em cima. (:
Era-então-uma-vez uma miúda que desde pequenina adorava cantar. Lembro-me de passarmos grandes tardes as duas a cantalorar músicas da Disney e tantas outras. Íamos para o terraço do primo (entre osgas - que tranquilamente e literalmente se colavam nas paredes daquela velha casa no Algarve - oliveiras e vinhas) e lá ficávamos nós até ao último lusco-fusco daqueles dias quentes. Era o nosso palco. E as vinhas, as oliveiras e as osgas, os nossos espectadores. Com o anoitecer apareciam também os primeiros grilinhos e aqueles milhares de pontos de luz no céu de Lagoa. (:
Hoje a Rita continua a cantar (eu -felizmente- deixei-me ficar pelo shower time :P ), e a encantar toda a gente à sua volta. Faz parte de um coro muito conhecido em Lisboa chamado Saint-Dominic's Gospel Choir e costuma cantar em dupla com João Coutinho no Casino de Tróia e no Bar Marginale no Estoril.
Vou deixar aqui algumas músicas, espero que gostem! Eu sou um bocado suspeita porque sou a priminha mais nova, mas acho que vão adorar! <3
Fica aqui também uma página dela no facebook para quem quiser gostar (:P), ouvir mais músicas e saber quando e onde ela vai cantar: http://www.facebook.com/ritinharice?ref=ts&fref=ts Espreitem também o link que coloquei em cima. (:
<3
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Jim & Pam
Subscrever:
Mensagens (Atom)

































