quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Com todo o respeito .

Sem querer entrar em ideologistas políticas, queria partilhar uma coisa na qual hoje dei por mim a pensar. Estudo Medicina Dentária, e todos os dias atendemos pacientes na clínica Universitária. Todos os dias lidamos com diferentes pessoas, e tudo isso nos faz crescer. Estamos sempre a aprender, seja com os mais pequeninos, seja com os mais graudos. "Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos,deixa um pouco de si mesmo-Antoine de Saint-Exupéry".
Desde senhoras que durante 40 anos sofreram violência doméstica e que se desarmam a chorar agarrando-se a nós na sala de Rx , a  pessoas que "só nos querem a nós" porque somos umas "fadinhas" e lhes tiramos a dor. Àqueles que nos deixam uma moedinha no bolso sem nos apercebermos (não sei se me é permitido dizer isto, mas também não quero saber!). Aqueles que nos trazem garrafas do vinho. Aquelas que dizem que vão rezar por nós...! Aquele pequenino que solta uma gargalhada por lhe fazermos uma careta! :P
Tanta coisa...não saíria daqui.
Hoje , como em muitos outros dias, apercebi-me das dificuldades financeiras que as pessoas passam. Sempre foi um pouco assim, mas ultimamente tem-se notado muito mais. Quando vamos marcar uma consulta para daqui uma semana ou 15 dias, vemos nos olhos das pessoas aquele momento de "pseudo-terror" em que se questionam se nesse dia já estaremos no próximo mês. Pessoas honestas e trabalhadoras, que mesmo tratando-se da sua Saúde (e da dos seus) pensam duas vezes, pois não podem pensar três. Isto não deveria acontecer...e não posso deixar de sentir aquele aperto no coração quando ouvimos e vemos estas coisas. Ficamos a pensar de como os nossos problemas e dramas do 3º mundo são pequeninos comparados com as preocupações e responsabilidades desta gente. Há coisas que têm de mudar, e a mudança deve começar em nós (be the change you want to see in the world); E, sem querendo entrar em ideologias políticas, como referi no ínicio, deixo só aqui um vídeo que acho que está muito bom, e que nos faz pensar sobre a situação actual do nosso País. Com todo o respeito.

Inté! (como uma paciente brazuquinha nos disse hoje)

                                      


Escolhi também algumas frases que encontrei por aí e que nos fazem pensar.

A começar pelo sentido de humor da fauxinha, sempre lindo! <3







Sem comentários:

Enviar um comentário